domingo, 21 de setembro de 2008

O Cortiço em quadrinhos

Seguindo a onda de lançamentos de versões em quadrinhos dos clássicos da literatura brasileira, a Ática me convidou pra ilustrar a adaptação escrita por Ivan Jaff de O Cortiço, de Aluísio Azevedo. Depois de enviar uma página onde acertei com os editores o estilo do desenho da hq (essa página colorida abaixo), comecei a fazer as pesquisas de ambientação – passei três dias no Rio de Janeiro correndo atrás disso – e a criar os personagens. Aí vocês podem ver alguns. A edicão deve sair no primeiro semestre de 2009.






13 comentários:

disse...

já vai engatar em outro? Mas é uma máquina mesmo.
Abraço

Unknown disse...

Parabéns, Rodrigo. Está legal demais!

Carlos Ferreira disse...

Seu Rosa,
Tá mesmo um arraso!

Plínio Fuentes disse...

Coisa fina esse estudo de personagens! Impressionante no seu trabalho é o cuidado que vc tem, desde o primeiro rascunho. Tenho te acompanhado desde o Negrinho do Pastoreio (hoje mesmo tava conversando com o Alarcão). Agora, não entendi uma coisa: tás de sacanagem que não vai rolar o projeto Vidas Secas?!

Rodrigo Rosa disse...

Pois é, o Vidas Secas não vai rolar, infelizmente. A editora globo (que me contratou pra fazer o piloto) não ganhou a concorrência pela obra do Graciliano. Uma pena.

Desenho-Arte e Oficio disse...

oi Rodrigo. seu trabalho motiva. vc eh certamente alguem que aprecia o que seus colegas produzem. mas, serah que vc gosta de ler o que tem sido escrito em termos de pensamento a respeito do desenho no Brasil?
sua opiniao eh valiosa para o nosso blog. quando puder, confira!
http://www.desenhoarteeoficio.blogspot.com/

Unknown disse...

parabéns pelo trabalho rodrigo!
os desenhos estão excelentes=)
estou usando alguns dos seus desenhos para fazer um trabalho de literatura.
Eu vou mencionar o seu nome como sendo de sua altoria os desenhos.
Obrigada, ajudou muito=)

mallorca disse...

Estas postagens são interessantes pelos desenhos e uma verdadeira aula do processo artístico de um ilustrador e autor de quadrinhos. Para mim que estou trabalhando de professor de artes do ensino médio, seria uma boa mostrar este blog para meus alunos, para entenderem a complexidade, a dedicação e a criatividade que envolvem este trabalho.
Um abração.

Odilon Junior disse...

rapaz, como faço pra conseguir esses seus quadrinhos? São ótimos.

vc poderia me enviar em pdf esse e os que você já tem feito? Muito legal seu trabalho, Eu gosto muito de desenhar e seu trabalho em inspira. PoDE ME ENVIAR POR FAVOR.?
PARABENS!!!

envie pro meu e-mail pf

Unknown disse...

nao curti hein

Unknown disse...

nssss

Helena Caldas disse...

Rodrigo,
Eu sou professora aqui de Recife. Estou trabalhando “O Cortiço” - Clássicos Brasileiros em HQ. Amei os desenhos dos personagens. Será que existe a possibilidade de recebê-lo em nossa escola? Estou fazendo um projeto e amaria tê-lo conosco. Um abraço!

Ariel Elesbão disse...

Queria dizer que graças as suas ilustrações "O Cortiço" foi o primeiro livro de literatura brasileira que me interessei em ler, meu preferido até hoje! O talento no traço é impecável e a leitura, mesmo que visual me ajudou a enxergar infinitas possibilidades para meu futuro, em total desacordo com a perspectiva de vida simples a qual me foi imposta. Um desenho pode ser uma janela, de onde escapamos de uma prisão..

Abraços e parabéns pelo trabalho!!

Ariel Elesbão